Youth and labour market in Portugal

Projeto Entrelaços

A intervenção do Entrelaços junto dos jovens, na inserção no mercado de trabalho ajudou à construção de diferentes histórias com finais felizes.

Projeto Entrelaços

A história do Mamadu com o Projecto começou em 2007 e foi desde a obtenção da autorização de residência à integração no curso profissional de electrónica e telecomunicações. Este ano terminou o 12º e, já em Novembro, começou a trabalhar numa empresa de telecomunicações. Outro final feliz foi para o Ivan que aos 18 anos, com o 9º ano abandona os estudos, fica dois anos em desocupação e com o apoio do Entrelaços integra o curso de aprendizagem – Técnico de Logística. Ao fim de três anos termina o 12º ano e, já com a carta de condução, prepara-se para integrar o mercado de trabalho. A história do Tiago começa mal e acaba bem… com o 6º ano e após a saída de um centro de reedução, procura, em 2010, o apoio do Entrelaços. Esta longa história, inclui o cumprimento de uma pena suspensa e a desistênca de um curso profissional. Mas a persistência é muitas vezes a chave do sucesso. E depois de uma nova integração em formação, desta vez no curso de cozinha, o final foi feliz. Terminou em Maio o curso e até hoje está integrado na sua área de formação.

http://raizes.pt/category/entrelacos

Associação Liláz

Associação Liláz

A Associação Liláz é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Silves, Portugal, fundada em Maio de 2006 por um grupo de jovens motivados, que pretendiam promover a cooperação com a comunidade local para desenvolver uma melhor sociedade. Os objectivos da Associação Liláz são:
- Dinamização da sociedade através da organização e promoção de actividades sociais, desportivas e culturais, a nível local, regional, nacional e internacional.
- Utilização de eventos para aumentar o interesse e motivação dos jovens na comunidade local e desenvolver a cooperação entre os jovens e as gerações mais velhas, fomentando a aprendizagem inter-geracional.
- Promoção da utilização de métodos de Educação Não-Formal e o seu reconhecimento, como uma ferramenta para promover a empregabilidade jovem.

https://associacaolilaz.wordpress.com/

Projeto Garantia Jovem

A Garantia Jovem aparece como resposta à elevada taxa de desemprego dos jovens. É um compromisso para que gradualmente e num prazo de 4 meses após o jovem sair do sistema de ensino ou do mercado de trabalho, lhe seja feita uma oferta de emprego, de continuação dos estudos, de formação profissional ou de estágio.

Projeto Garantia Jovem

Projeto Garantia Jovem

A Garantia Jovem não é uma garantia de emprego. Mas tem como objetivo dar aos jovens, o mais rapidamente possível, uma oportunidade para apostar na sua qualificação e estar em contacto com o mercado de trabalho, com vista a combater a inatividade e o desemprego dos jovens.

https://www.garantiajovem.pt/

Programa Agora Nós - Jovens Voluntários

Programa Agora Nós - Jovens Voluntários

É um Programa de Voluntariado dirigido a jovens voluntários/as que pretendam, através da prática do voluntariado, intervir de forma ativa na comunidade e simultaneamente adquirir competências.

Programa Agora Nós - Jovens Voluntários

Neste Programa o jovens poderão encontrar ações de curta duração (duração igual ou inferior a quinze dias) ou ações de longa duração (mais de quinze dias) nas seguintes áreas: Ambiente, Saúde, Cultura, Desporto e Atividades de Solidariedade Social As atividades são definidas pelas entidades promotoras mas têm de desenvolver-se, numa das áreas de intervenção e simultaneamente no domínio da educação, prevenção e formação, da sensibilização e informação, assim como na promoção da participação da cidadania.

https://juventude.gov.pt/Voluntariado/

Follow us on: Facebook icon


With the support of the ERASMUS+ PROGRAMME of the European Union

This project has been funded with support from the European Commission. This web site reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.