Successful NEETs in Portugal
Programa Empreende Já (EJÁ)
Programa com início em março de 2017 promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, na área do Empreendedorismo (criação e desenvolvimento de empresas e criação de postos de trabalho), para jovens NEET dos 18 aos 29 anos.
É implementado por duas ações distintas:
Ação 1 - traduz-se no apoio ao desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens (250h de formação e 30h de tutoria);
Ação 2 - apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da ação 1.
TERRA NOSTRA – CAPACITAÇÃO COM RAÍZES
A Caritas da Ilha Terceira (Açores) criou o projeto TERRA NOSTRA - CAPACITAÇÃO COM RAÍZES para jovens NEEF, que apresentam nesta região baixas qualificações e abandono escolar prematuro.
O projeto teve 2 programas formativos na área da agricultura biológica: sensibilização destinada a 12 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos; formação certificada, destinado a 24 jovens com mais de 18 anos.
Balanço: 14 participantes, 13 certificações em agricultura biológica, diversos terrenos reaproveitados e em processo de certificação da produção em modo biológico, 5 jovens integrados no mercado de trabalho na área de formação e outros 2 que se lançaram como produtores em agricultura biológica.
(IN)EET: Capacitação Local para a Empregabilidade Jovem
Projeto desenvolvido pela Delegação de Braga da OIKOS entre 2014 e 2016.
O objetivo do projeto foi capacitar para a empregabilidade jovens NEET contribuindo para alterar a situação de não inserção socioprofissional. Para cada jovem foi avaliada a sua situação de empregabilidade, estudadas as suas necessidades de capacitação e, de acordo com elas, construído um plano em que se definiu o tipo de apoio a prestar, recorrendo a diferentes tipos de atividade.
Follow us on:
With the support of the ERASMUS+ PROGRAMME of the European Union
This project has been funded with support from the European Commission. This web site reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.